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domingo, 31 de outubro de 2010

Prêmio Mérito Empresarial - Pesquisa Top of Mind 2ª Edição



A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal realizará no dia 11 de novembro a premiação dos vencedores da pesquisa “Top Brands – A Força das Marcas na Mente do Consumidor Corumbaense”.A cerimônia acontecerá às 20:00h no anfiteatro Salomão Baruki, da UFMS. O Mérito Empresarial é uma certificação reconhecida pela Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC) e UFMS/CPAN aos empresários. Serão premiadas as empresas que mais se destacaram na avaliação dos consumidores nas 29 categorias, pesquisadas pelas marcas mais lembradas pelos consumidores corumbaenses.

A PESQUISA

Trata-se de uma pesquisa de marketing básica que tem a curiosidade intelectual como principal motivação e a compreensão como principal objetivo, desenvolvida por alunos do 6º Semestre do curso de Administração/CPAN, visando ampliar, desenvolver ou aprofundar seus conhecimentos de marketing. A coordenação dos trabalhos é do Profº Roberto Domingues Galeano.Este trabalho conta com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá/ACIC que comemora seu centenário neste ano de 2010.A pesquisa de top of mind é uma ferramenta eficiente para avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, e auxiliar os administradores a estabelecer objetivos que norteiem a empresa na busca por um diferencial competitivo. Top of mind é usado para descrever quando a mente de clientes de um segmento visualiza e reconhece uma marca. Não é sinônimo de produtos mais vendidos, é a lembrança imediata e espontânea de uma marca associada a algum bem ou serviço. As empresas de sucesso procuram ser a primeira marca ou negócio no pensamento de seu cliente. Neste movimento quem é top of mind quer manter, quem não é, quer, urgentemente, ser, pois as marcas top of mind são ganhadoras de mercado. O que forma o brand equity (valor da marca) é a lembrança gerada pela marca, a relevância do produto ou serviço e as associações favoráveis e exclusivas feitas pelo consumidor.
O estudo tem como objetivo avaliar a percepção da marca aos olhos do cliente, relacionada a alguns segmentos de produtos e serviços ofertados em Corumbá, tendo como ferramenta a pesquisa de top of mind.

METODOLOGIA DE PESQUISA

O método empregado foi o quantitativo por meio de entrevistas pessoais com base em um questionário estruturado contemplando questões de lembranças de marcas de 26 categorias de produtos e serviços oferecidos em Corumbá, como bens de consumo duráveis, não duráveis e serviços. Foram adicionados mais três questionamentos com o objetivo de identificar junto aos respondentes as empresas com políticas ou programas voltados à "Preservação do meio ambiente" e com a "Responsabilidade social", bem como um questionamento sobre "Personalidade política" que está em primeiro lugar na mente das pessoas.

Público – Alvo

O universo está composto pela população a partir de 16 anos residentes e domiciliadas em Corumbá.

Plano Amostral

Para atingir os objetivos propostos pelo estudo, foram realizadas entrevistas com uma amostra de 406 pessoas residentes e domiciliadas nos bairros Aeroporto/Dom Bosco, Universitário/Maria Leite, Popular Nova/Popular Velha, Nova Corumbá e Centro da cidade de Corumbá. Os entrevistados foram selecionados por meio de critério probabilístico garantindo a todos os elementos do universo chances iguais de serem selecionados para a pesquisa. Foram eliminados sete questionários por conterem dificuldades de entendimento e ocorrência de vieses quanto às respostas fornecidas. A margem de erro da pesquisa é de +/- 4,5%, para mais ou para menos dentro de um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que se fossem realizados 100 levantamentos simultâneos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA

Na pesquisa Top of Mind, realizada pelo curso de Administração/CPAN/UFMS em parceria com a ACIC, no mês de setembro em Corumbá, o PANOFF e a TV MORENA/GLOBO são as lideres na mente dos consumidores, as Top do Top. O PANOFF atingiu 88% de citações contra 82,3% da TV MORENA/ GLOBO. Depois das duas campeãs aparecem a loja de material de construções WANDERSON, com 66,3%, a COPAGAZ, com 64%, a STYLLUS, com 60%, a farmácia SANTO ANTONIO, com 56,4%, a livraria e papelaria SANTO ONOFRE, com 56% e a pizzaria FIORELLA, com 49,5%.
Nesta segunda edição houve a inclusão de mais dois segmentos: Distribuidora de Gás e Loja de Tintas. Os destaques destes dois segmentos foram a COPAGAZ e a CASA NOSSA SENHORA APARECIDA, prevalecendo a tradição e o pioneirismo, como quesito de lembrança na mente do consumidor.
Dos respondentes, 53,7% são do sexo feminino e 46,3 do sexo masculino. Tivemos uma participação maior da faixa etária de 31/50 anos, com 39,7%, vindo a seguir a de 22/30, com 24,6%. Em escolaridade o Ensino médio participa com 53,9%, o Ensino fundamental, com 26,8% e o Ensino superior, com 17%.
Fatores como pioneirismo, tradição, exposição constante na mídia, participação em eventos, estratégias de marketing, investimentos na comunicação da marca, bom atendimento, produtos de qualidades, valorização que dispensam ao cliente, imagem responsável e ética, podem contribuir com a valorização e consolidação da marca perante o consumidor final, porque atrás de uma marca tem valores.

O resultado você cofere a seguir.

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