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domingo, 31 de outubro de 2010

UFMS aponta marcas líderes de mercado em Corumbá


A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus do Pantanal realizou pelo segundo ano a pesquisa “Top Brands – A Força das Marcas na Mente do Consumidor Corumbaense” apontando as marcas líderes da cidade em 29 segmentos. A edição 2010, segundo o professor e coordenador Roberto Domingues Galeano, teve por objetivo dar subsídios para que as empresa de Corumbá aprimorem a gestão de suas marcas.
Em entrevista dada ao jornal Diário Corumbaense o professor explicou as expectativas dos empresários quanto a divulgação dos resultados.“Com alguns empresários que conversei gerou expectativas. Houve ainda aqueles que ficaram meio desconfiados do significado do trabalho. Explicamos sobre a lembrança da marca e sua importância. A partir do momento que a marca está na cabeça do consumidor mostra que ela é forte. Em qualquer momento, em que o consumidor não tenha tempo para fazer uma pesquisa para adquirir determinado produto, por exemplo, ele vai procurar aquele que está em sua mente. É o grau de lembrança”, disse. A proposta estimula as empresas a trabalharem mais com estratégias e competitividade.

A Pesquisa Top of Mind

As entrevistas foram realizadas pelos acadêmicos do 6º período de curso de Administração da UFMS-CPAN, nos dias 18 e 19 de setembro ouvindo pessoas domiciliadas em Corumbá, com idade a partir de 16 anos.
Os 406 entrevistados responderam a mesma pergunta para todos os segmentos e as respostas foram declaradas espontaneamente. A pergunta apresentada era básica e mudava de acordo com a categoria: “Quando eu falo em (segmento) qual o nome que lhe vem em primeiro lugar à cabeça?”
O trabalho de campo dividiu a cidade em cinco regiões aglutinando os seguintes bairros: Aeroporto-Dom Bosco; Universitário-Maria Leite; Popular Nova- Popular Velha; Nova Corumbá e Centro.
A margem de erro encontrada é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que se forem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95% dos casos o resultado estaria dentro da margem de erro.

Segmentos

As categorias pesquisadas foram: supermercados; emissoras de TV; farmácias e drogarias; lojas de material de construção; agência bancária (pública e privada); academia de ginástica; agência de viagem; loja de autopeças; loja de tintas; livraria e papelaria; ótica e relojoaria; panificadoras; restaurantes; pizzarias; loja de conveniência; concessionárias de veículos; postos de combustíveis; distribuidora de gás; loja de eletrodomésticos; operadora de telefonia móvel; loja de roupas; colégio particular; salão de beleza; emissora de rádio; jornal impresso; preservação do meio ambiente; responsabilidade social; personalidade política.

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