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"Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino." Jimmy Deam




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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Administração: Um mercado promissor!


Uma pesquisa realizada pela Ricardo Xavier Recursos Humanos, constatou que os profissionais de Administração estão em segundo lugar entre as carreiras com mais demanda de vagas do país, perdendo apenas para Engenharia. O fato de os administradores estarem entre os profissionais mais solicitados no mercado pode ser um sinal que é há bastante campo para absorção dos formandos nesta área. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Wallace de Souza Vieira, hoje existem 785 mil alunos matriculados em cursos superiores de Administração no Brasil. No Rio de Janeiro são 61.218. O número de concluintes por ano no Rio é de 6.940. "É um quadro animador para a profissão. O processo se torna mais competitivo, os mais bem preparados são os que vão chegar. Existe um mundo de possibilidades, por isso temos tantos estudantes procurando", declara o presidente. Para colher os dados da pesquisa, a consultoria se baseou nas vagas que o mercado está oferecendo. O estudo apontou que entre 2 mil oportunidades, 13,45% são destinadas à área de Administração. "Fazemos todo um levantamento de informações acadêmicas e de exigências do mercado, assim como também as empresas que estão contratando, e vimos que há mais oferta de emprego sim. E o administrador tem um campo de atuação muito vasto, o que também facilita", explicou Priscilla Telles, gerente executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

A colaboradora da consultoria responsável pelos dados, afirma que a melhor forma de aproveitar o cenário atual, é através do tão falado networking. "Para os profissionais é mais fácil, por já estarem incluídos no mercado. Mas a dica é construir uma rede de relacionamento e também assim como se manter informado por meio dos sites das empresas de recursos humanos que trazem muitas informações, nos próprios jornais". Já Wallace, do CRA-RJ, vê na educação continuada a melhor forma de manter-se valorizado no mercado de trabalho. "Buscar estar antenado sempre. A dica chave é manter-se atualizado. Sempre foi um desafio para o administrador ou qualquer área de atuação, na sociedade do conhecimento, manter-se permanentemente atualizado. Não só graduar-se mas continuar permanentemente a se preparar. A faculdade só não basta. É preciso investir na renovação de conhecimento, de saberes, estar antenado nesse mundo da informação e a partir disso aí saber adequar ao que o mercado está pedindo num processo permanente de atualização profissional", sugere o presidente.


Fonte: Folha Dirigida - RJ

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas sobre o uso correto do twitter no trabalho




Quem já não consegue viver sem twittar pelo menos meia dúzia de mensagens por dia nem sempre avalia os impactos que o uso desta rede social pode trazer para carreira. Nada demais em aderir a esta nova onda, o perigo, no entanto, é perder a noção de alguns limites. Afinal, os twits de agora estarão nos computadores de dezenas (ou centenas e quem sabe até de milhares) de pessoas em questão de minutos.

Fica difícil então dizer ao chefe que não teve tempo de concluir aquele relatório quando o twitter entrega dezenas de mensagens postadas na tarde anterior. O conteúdo de cada perfil pode ser outro problema. Dá mesma forma que nem sempre pode-se dizer tudo que vem a mente, também deve-se tomar cuidado para não twittar frases muito reveladoras ou de mal gosto.

O novo “queridinho virtual”, ao mesmo tempo em que se configura como eficaz ferramenta de comunicação, inclusive para o ambiente empresarial, pode ser um grande foco de distração para os funcionários ou uma vitrine para entregar pessoas inconvenientes. Para a especialista em comportamento corporativo e professora da Fundação Getúlio Vargas Daniela do Lago, o segredo para o bom uso do Twitter é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e abusar do bom senso. Veja 10 dicas da especialista para twittar sem errar:
1 - O Twitter é ambiente público

O Twitter é uma ferramenta veloz e tem largo alcance. Por isso, pense bem antes de postar uma mensagem. O que se “twitta” ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração como para críticas: lembre-se disso.


2 - Opiniões fortes sobre assuntos polêmicos

No Twitter, são naturais as discussões de idéias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.

3 - Cuidado para não ser mal interpretado

Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o que os demais irão entender. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.

4 - Fofoca que sufoca

A fofoca nunca é recomendada. Um fofoqueiro dificilmente será promovido por não ser bem quisto pelos demais. Não fale de ninguém. Ninguém ganha pontos ao ficar depreciando uma pessoa. Você acaba sendo visto como aquele que vive falando mal dos outros, e estraga a própria imagem.

5- Cuidado com os desabafos

O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.

6- Pense bem antes de escrever informações da empresa

Fique atento - às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa.

A executiva de uma grande indústria de beleza me confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e “segue” vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.

7 -Foque em informações gerais

Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou foram passear.

8 -Excesso de exposição

Tenha cuidado ao exibir fotos na web. Nem todas as imagens da última festa na empresa devem ter link no seu Twitter, afinal, alguém pode ver e não gostar (um futuro empregador, por exemplo). Além disso, as pessoas que estão na foto também podem não querer ver suas fotos publicadas na web.

9- Não fale mal do próprio emprego

Não se deve falar mal da empresa na internet em hipótese alguma. Além de ser horrível, tal atitude acarreta perda de respeito e confiança das pessoas com quem se está interagindo. Claro que um comentário ocasional não vai provocar grandes estresses. Mesmo assim, fique atento. Se não conseguir se “conter“, pense e procure escrever frases muito abertas de forma que ninguém possa ligar os fatos à empresa.

10- Não ligue para seus críticos

Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.

Fonte: UOL Economia/ Canal Executivo

Novos Líderes


Os bons livros de gestão e escritos por CEOs bem-sucedidos geralmente relacionam todas as qualidades que o líder deve ter para administrar com sucesso as corporações. A lista das características, algumas óbvias e ditadas pelo bom senso, e outras nem tanto, vem crescendo na medida em que o universo corporativo se transforma, pressionado pela necessidade de globalização das empresas. Há décadas, pouco mais se exigia de um CEO do que inteligência, habilidade com os negócios e conhecimento do ramo. O mundo, no entanto, tornou-se mais complexo e as empresas querem verdadeiros líderes, e não mais aquele “chefe” do passado que ficava dando ordens atrás de uma escrivaninha.

A globalização, por exemplo, impôs que o executivo tenha uma visão mais ampla do negócio, do mercado e do próprio mundo. Antes, bastava que operasse na esfera do conhecido – ou seja, dominasse as operações e atividades que se realizavam dentro dos muros de sua fábrica e de seu escritório. Hoje, os líderes devem ter também a capacidade para trabalhar com o desconhecido, com as ambigüidades, fora da área de conforto. A atuação global também aumentou os riscos, em todos os aspectos. As empresas lidam com diferentes legislações, economias e culturas, o que exige do líder conhecimento das diversas realidades e, sobretudo, flexibilidade para adaptar-se à diversidade. Nesse particular, a capacidade de comunicação tornou-se uma qualidade imprescindível aos executivos.

Nas empresas insulares do passado, com diversos níveis hierárquicos, havia uma grande distância entre os líderes e os stakeholders, como empregados, fornecedores e clientes. Esses públicos estratégicos ganharam mais força e poder na sociedade moderna, o que obrigou as corporações a ampliar e fortalecer os canais de comunicação e colocar seus líderes na linha de frente.

Um dos exemplos mais visíveis e curiosos no caso brasileiro foi a ação que a Ford do Brasil empreendeu para reconquistar os clientes usando o então presidente da montadora Antônio Maciel Neto, como garoto propaganda de seus carros. É comum, por exemplo, o CEO fazer road shows para ganhar ou fortalecer a confiança dos acionistas. Tão logo assumiu a presidência do Santander no Brasil, o colombiano Gabriel Jaramillo fez um tour pelas agências do banco para olhar os empregados nos olhos e comprometê-los com os objetivos da instituição, que acabava de comprar o Banespa. Vale lembrar também o exemplo do saudoso comandante Rolim, que costumava recolher os cartões de embarque e cumprimentar pessoalmente os passageiros da TAM. Nos principais lançamentos de produtos, Steve Jobs, da Apple, e Bill Gates, da Microsoft, atuam como verdadeiros showmen para seduzir os consumidores.

Esses e muitos outros casos, mais do que ações de marketing, mostram que os líderes devem suar a camisa e gastar a sola do sapato para se comunicar com seus stakeholders. O executivo não pode ser mais aquele chefe enclausurado no bunker da empresa disparando ordens por e-mails.

A globalização impôs novas exigências para os líderes de empresas globais, além do conhecimento de gestão, da capacidade de inovar, de se adaptar de forma rápida e eficiente à nova realidade e de prever cenários e o futuro. Outro grande desafio é trabalhar com times de diversos países, multiculturais, e criar relacionamentos e alianças estratégicas ao redor do mundo que ajudem a desenvolver os negócios.

Por: Marcelo Mariaca - presidente da Mariaca, parceiro global para o Brasil da Lee Hecht Harrison e da InterSearch Worldwide Ltd., e professor do MBA da BBS – Brazilian Business School, associada à Universidade de Richmond.

Estudo detalha mercado de computadores no Brasil


O consumo de computadores no país está em fase de crescimento acelerado, e a CVA Solutions analisou o perfil deste mercado. Em uma pesquisa feita com 7.200 usuários destes produtos em todo o país, a empresa chegou ao resultado de que 68% dos computadores dos domicílios são desktops, e 32% são os portáteis, que envolvem os notebooks – 30% - e os netbooks – 2%.

A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$500 a R$12.700 ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os Estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O sistema operacional que domina os computadores analisados é o Windows, presente em 95% deles. O sistema o peracional MAC está presente em 1% dos computadores, abaixo ainda do Linux, com 3%.

A Positivo é líder de presença de desktops nos domicílios, mas perde para a Dell, HP e Acer em note/netbooks. Do total da amostra, a Positivo lidera a presença de desktops nas regiões Sul e Sudeste, porém no Sudeste, apenas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Nas regiões Norte e Centro Oeste, Nordeste e em Minas Gerais, a LG é quem mais está presente.

Já na presença dos computadores portáteis a liderança varia por região. Do total analisado, a Dell é a marca mais presente nos domicílios em computadores portáteis, porém é líder apenas no Estado de São Paulo. Nas regiões Norte e Centro Oeste, Sudeste e no Estado do Rio de Janeiro, quem domina é a HP. A Acer se destaca na região Sul e no Estado de Minas Gerais. E na região Nordeste, a Positivo é a marca mais presente nos domicílios.

Na comparação de perfil de acordo com a renda familiar, as marcas HP e Dell se destacam nos domicílios com renda acima de R$ 9.700, enquanto CCE e Acer nos domicílios com renda até R$ 1.194.

Extra Supermercados e Casas Bahia são os dois estabelecimentos que mais venderam desktops para os domicílios estudados, de acordo com a pesquisa da CVA Solutions. Do total analisado, 52% dos usuários de computadores da marca Megaware compraram seus equipamentos na Casas Bahia. Porém, desktops da marca Dell são mais vendidos no próprio site do fabricante, deixando para trás todos os locais de revenda, assim como os notebooks, que detém uma margem de 58% de vendas pelo site.

E no caso das vendas dos portáteis, a Lojas Americanas é quem aparece em segundo lugar, atrás da Dell, e alavanca as vendas de Intelbras, Itautec e CCE. Extra Supermercados, Ponto Frio e Submarino aparecem na sequência de liderança de vendas.

Fonte: Canal Executivo

domingo, 5 de setembro de 2010

Seminário Web - Instituto Chiavenato


O Instituto Chiavenato realizará no próximo dia 09/09/2010, Dia do Administrador, um seminário web especial com Idalberto Chiavenato.
A data celebra o dia do profissional e, em 2010, 45 anos da regulamentação da profissão pela legislação brasileira e Conselho Federal de Administração.A partir das 16h, você poderá assistir a apresentação sobre Inovação através da Gestão, focando em como criar um ambiente propício as ideias que geram valor e resultado.

Conteúdo Programático:
• Tecnologias físicas e tecnologias sociais
• A Gestão mudou! O que um CEO de antigamente poderia fazer hoje?
• As duas fases do futuro e os objetivos organizacionais: Melhoria e Inovação
• 75% dos problemas empresariais estão na base da pirâmide
• O administrador foi construído para ser um inventor ou inovador?
• Os desafios da inovação em Gestão
Após os blocos de apresentação, acontece a interação aonde os participantes poderão enviar suas perguntas diretamente ao Prof. Chiavenato e assim, vivenciar e posicionar sua própria experiência profissional aos conceitos apresentados.Consulte a página do CECAD, disponível abaixo, para maiores informações e inscrições: CECAD/Seminário
O evento será transmitido através da Internet.