Páginas

Sejam Bem Vindos

"Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino." Jimmy Deam




Powered By Blogger

sábado, 14 de agosto de 2010

“Não julgue para não ser julgado.”


Hoje ao ler um livro encontrei a seguinte frase bíblica citada por Abraham Lincoln: “Não julgueis se não quiserdes ser julgados.” Automaticamente me vieram várias considerações que achei interessante registrá-las aqui. Transportei essa citação para a vida profissional correlacionando com a vida pessoal e pude concluir o valor que tal frase representa para nós.

Mas então vamos lá...

Quem de nós já não apontou o dedo ao erro do outro? Pergunta incomoda para se responder não é?! Entretanto é a realidade existente nos mais diversos ambientes, seja ela a nossa casa, trabalho, faculdade ... É nesse ponto que encontra-se a ética (não somente profissional), ou seja, pode-se dizer...a capacidade que tal pessoa tem de dizer “eu errei” ao invés de apontar para o próximo. Muitos encontram dificuldade para tomar essa postura, mas são estas atitudes que demonstram o caráter, a personalidade que induz à essência do vencedor.

Mas agora, viremos a outra face da moeda...todos nós gostamos que apontem os nossos erros? É difícil, mas é da natureza do ser humano acreditar que é o mais correto de todas as criaturas.

Sim, a maioria não gosta que julguem seus erros, suas atitudes...é aquele velho pensamento “Quem fulano pensa que é para dizer que estou errado!”, porém é necessário que aceitemos como um aprendizado.

O profissional de resultado deve erguer a cabeça e dizer “Fui eu!”, “Sim, eu errei!”. Deve saber ouvir a opinião dos outros a fim de adequar seu trabalho e suas ações de forma a maximizá-los na busca da eficiência e eficácia.

Tenhamos a consciência de que ninguém é perfeito, e antes de criticar alguém por um erro cometido, olhemos para dentro de nós e coloquemo-nos no lugar oposto...talvez tivesse a mesma atitude. Como se sentiria??

Portanto é necessário que saibamos receber críticas, assim como fazer a autocrítica na busca de melhores resultados.

São apenas algumas considerações de acadêmica...

"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade." Augusto Cury